A Associação dos Magistrados Brasileiros divulgou importante pesquisa há dois dias. 13% dos juízes foram ouvidos, 400 páginas aproximadamente de relatório indicado a seguir. O Professor Associado da Faculdade de Direito da UFBA, Fredie Didier, foi citado com uma das referências nacionais como jurista segundo os magistrados brasileiros, como observado na íntegra em https://www.conjur.com.br/dl/pesquisa-completa-amb.pdf.
O docente tem Livre-docência em Direito Processual (2012) pela Universidade de São Paulo. Título: Sobre a Teoria Geral do Processo. Pós-doutoramento – 2008-2009 pela Universidade de Lisboa. Doutorado em Direito – 2005 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Título: Juízo de admissibilidade do processo: os pressupostos processuais e as condições da ação. Mestrado em Direito – 2002 Universidade Federal da Bahia – UFBA. Título: Admissibilidade do recurso de terceiro no processo civil brasileiro. Graduação em Direito – 1998 pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Constam como homegens ao docente:
-
Professor honorário da Universidad Continental, Huancayo, Peru.
-
Título de Professor-educador, concedido pela Associação dos Docentes da Universidade Católica do Salvador, 2014.
-
Comenda Jurídica do Seridó (UFRN-CERES) e Cidadão Honorário de Caicó
-
Professor Homenageado dos Formandos em Direito da Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica de Salvador, Universidade Salvador e Faculdades Jorge Amado.
-
Paraninfo, Formandos em Direito da UFBA – 2001.1, 2005.1, 2007.2 e 2008.1 – e Faculdade Baiana de Direito – 2011-1
-
Aprovado em 1º lugar para Professor Assistente de Direito Processual Civil, Universidade Federal da Bahia – 2004
-
Aprovado em 1º lugar na seleção de Professor Substituto de Prática Jurídica Cível, Faculdade de Direito da UFBA – 1998
-
Nome da Biblioteca da Subseção da OAB de Paulo Afonso, OAB. 2002.
-
Homenagem especial da Comissão Editorial da Revista Jurídica dos Formandos em Direito, Universidade Federal da Bahia – 1999
-
Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – grau de comendador – Tribunal Superior do Trabalho.