Faculdade de Direito Lança Livro sobre 130 anos de sua contribuição nacional

A Faculdade de Direito lançou em sessão da sua Congregação na quarta (29), o livro "Faculdade de Direito da UFBA: 130 anos de contribuição nacional" tendo como organizadores a Professora Maria Auxiliadora Minahim e Prof. Celso Castro. A obra teve participação de pesquisadores(as) da graduação e pós-graduação da Faculdade tratando sobre aspectos históricos que se relacionam com a primeira faculdade criada na República, em 15 de abril de 1891. No primeiro capítulo, Carlos Eduardo Soares de Freitas analisa as Lideranças do movimento estudantil em meio à turbulência: Duarte Pereira e Rosalindo Souza. No segundo capítulo, Fábio Periandro de Almeida Hirsch trata da Escola Baiana de Direito Constitucional: Contribuição da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia nos seus 130 anos. No terceiro capítulo, Julio Cesar de Sá da Rocha analisa a Faculdade Livre de Direito da Bahia, elites políticas e a Primeira República: noções investigativas iniciais. No quarto capítulo, Maria Auxiliadora Minahim aborda  os Mestres do seu Tempo. No quinto capítulo, Marta Carolina Giménez Pereira e Mayana Barbosa Oliveira analisam o Segredo comercial e a proteção de dados: uma breve abordagem do Sistema Legal Brasileiro. No sexto capítulo,  Misael Neto Bispo da França aborda a temática de 130 anos depois: contributos dos atuais Professores e Professora de Direito Processual Penal da FDUFBA em prol dos ideais de 1891. No quarto sétimo, Murilo C. S. Oliveira analisa José Martins Catharino: Professor da FDUFBA e construtor do Direito do Trabalho no Brasil. No oitavo capítulo, Rodrigo Moraes aborda uma Importante missão para a Faculdade de Direito da Faculdade de Direito da UFBA neste Século XXI: ensino e a pesquisa da propriedade intelectual numa perspectiva interdisciplinar. No nono capítulo, Salvador Morales Ferrer trata Da  Reforma da legislación civil em las personas com discapacidad em quanto al ejercición de su capacidade jurídica en España. No décimo capítulo, Saulo José Casali Bahia, Fábio Santos e Luciana Fernandes abordam a relação entre a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Direito da UFBA. No décimo primeiro capítulo, Simone Hegele Bolson analisa a Resistência democrática da Egrégia: reminiscências sobre o Maio baiano e o legado de uma geração.
Para os organizadores Maria Auxiliadora Minahim e Celso Castro, o "livro é um das mais destacadas contribuições para a memória da Faculdade Livre de Direito da Bahia, com abordagens diversas sobre a história dos seus 130 anos". Para Julio Cesar de Sá da Rocha, diretor da Faculdade de Direito "A Faculdade que nasceu em 1891, sendo a terceira mais antiga do Brasil, após as Faculdades de Olinda/Recife e de São Paulo/Largo São Francisco. Depois surge a do Rio de Janeiro, no final de 1891, a de Porto Alegre, 1900,  a Faculdade de Belém, 1901, Faculdade do Ceará, 1903, a de Manaus, 1909, as Faculdades de Niterói, Pelotas e do Paraná, em 1912. Nossa Faculdade é filha da República", arremata Rocha.

A obra tem apoio cultural da APUB Sindicato e publicada pela Editora Lexis, está disponível gratuitamente aqui e no portal www.editoralexis.com