Estudantes da UFBA retornam da Áustria, após edição histórica na maior competição de Direito Privado do mundo

Após resultados e prêmios, grupo se organiza para mais uma participação em 2024

Em abril deste ano, a Universidade Federal da Bahia marcou presença, mais uma vez, no Willem C. Vis Moot, competição de arbitragem comercial internacional sediada em Viena, Áustria. Após 3 anos ocorrendo virtualmente, em razão da pandemia, o evento voltou a ocorrer na capital austríaca, contando com a presença de mais de 370 universidades e milhares de estudantes e advogados.

O subnúcleo de arbitragem internacional da UFBA é parte integrante do NCI – Núcleo de Competições Internacionais e, desde 2016, vem participando do Willem C. Vis Moot.

Nesta edição, a equipe iniciou a sua trajetória com posição de destaque nos pré-moots, competições prévias que antecedem o evento principal.

Ainda em fevereiro, no primeiro pré-moot nacional, contando com a presença de 16 universidades, a UFBA encerrou a sua participação como semifinalista do IX Souto Correa Pre-Moot. Algumas semanas depois, no XI Rio Pre-Moot, ocorrido entre 4 e 5 de março, com mais de 30 universidades participantes, a UFBA foi mais uma vez semifinalista. Além disso, ainda contou com um prêmio de segundo melhor orador a João Victor Sampaio, um dos representantes de nossa universidade na competição.

Entre 11 e 12 de março, mais uma vez a Universidade Federal da Bahia assegurou representatividade, ao encerrar o CAM-CCBC São Paulo Pre-Moot em terceiro lugar, alcançando pódio pela primeira vez na história.

Com 26 universidades brasilieras e estrangeiras participando, este é um dos pré-moots mais tradicionais do país.

E foi com este background que os dois oradores da equipe, João Victor Sampaio e Kristiane França, viajaram para Viena no início de abril, para disputar em uma das competições de Direito mais prestigiadas do mundo.

Em uma edição marcada por rounds contra universidades renomadas, como a Universidade de Lisboa e a Universidade de Boston, os estudantes da UFBA tiveram, mais uma vez, a oportunidade de contribuir com o reconhecimento de nossa universidade e expandir os laços com estudantes, advogados e árbitros em escala global.

Após encerrar o 30º Willem C. Vis Moot no ranking das 100 melhores universidades da competição, dentre as quase 370 participantes, o subnúcelo de arbitragem internacional se organiza para participar da 31ª edição, cuja fase presencial em Viena está prevista para ocorrer entre 22 e 28 de março de 2024.

Diante dos custos para viabilizar a participação da UFBA na competição, sobretudo com uma presença ainda maior nos pré-moots e eventos que antecedem a viagem principal, a equipe está de portas abertas para a formação de parcerias e recebimento de patrocínios e doações. O contato com o subnúcelo pode ocorrer pelo email vismootufba@gmail.com.